A Comissão Científica e Organizadora do CMIN Summit'21


CMIN Summit nos Media

2021.11.11
Notícias de Vila Real

CMIN_Summit_olimpiadas

O CMIN Summit’21 contou com uma novidade: as Olimpíadas de Pediatra. Um evento que desafiava os participantes a resolver 11 casos clínicos padronizados, seguindo um conjunto de pistas que eram fornecidads pela organização. Quem demostrasse o melhor raciocínio clínico na construção das histórias clínicas, conquistava os prémios. Os internos do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) conquistaram o 2º prémio, com relata o Notícias de Vila Real.

2021.10.27
Portal do SNS

Marta Temido no CMIN Summit

No dia 14 de outubro, a Ministra da Saúde marcou presença no encontro científico CMIN Summit ’21, dedicado ao tema “Nascer e Crescer Saudável no século XXI”. A organização do Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) decorreu no Porto. Na sessão de abertura, Marta Temido começou por destacar a diminuição da mortalidade infantil em Portugal nas últimas 2 décadas, evidenciando que em 2000 ocorriam 5,5 óbitos por 1000 nados vivos versus 2,4 óbitos por 1000 nados vivos em 2020. “Esta é a taxa mais baixa de sempre”, disse, o que faz de Portugal “um dos países com uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do mundo”.

2021.09.27
Viva!Porto

Artigo de Opinião de Caldas Afonso na Viva Porto

Em artigo publicado na Viva!Porto, o diretor do Centro Materno-Infantil do Norte, Prof. Dr. Alberto Caldas Afonso, defende que “a promoção da Saúde Materno-Infantil assume, cada vez mais, um papel primordial no desenvolvimento da nossa sociedade”. Temas em análise no CMIN Summit’21, um dos maiores congressos de promoção da Saúde Materno-Infantil em Portugal.

2021.08.06
Just News

Entrevista do Prof. Dr, Caldas Afonso à Just News

«Os efeitos indiretos da pandemia nos jovens são assustadores». Quem o diz é Caldas Afonso, pediatra e diretor do Centro Materno-Infantil do Norte. As consequências indiretas que a pandemia está a trazer às crianças e adolescentes portugueses são um dos tópicos a debater no CMIN Summit’21, que, em outubro, reúne um leque de especialistas na área. Entrevista completa no site da Just News.

2021.08.02
Porto Canal

O Diretor do CMIN e Chair do CMIN Summit’21, Prof. Dr. Alberto Caldas Afonso, defende que “a decisão dos pais é suficiente para vacinar as crianças contra a Covid-19” e, acrescenta ainda que “há todo um conhecimento científico que dá suporte à toma da vacina nas crianças”.

2021.08.26
Press Point

Press Point divulga CMIN Summit'21

O Centro Materno Infantil do Norte organiza anualmente uma reunião científica, o CMIN Summit, que tem como principal objetivo promover o enriquecimento científico e a partilha de saberes e experiências na prestação de cuidados de Saúde Materno-Infantil. Encontro decorre no ICBAS, nos dias 13, 14 e 15 de outubro. “Nascer e Crescer Saudável no Séc. XXI” é o tema de fundo. Saiba mais na Press Point.

2021.08.04
RTP

Está definida a lista de doenças para a vacinação prioritária dos 12 aos 15 anos. Adolescentes com cancro, diabetes ou obesidade são alguns dos casos contemplados na norma agora publicada pela Direção-Geral da Saúde. O comentário do Chair do CMIN Summit’21, Prof. Dr. Alberto Caldas Afonso.